quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Uivo do Lobo















UIVO – o livro

Tem 192 páginas, incluindo fotografias (todas a preto e branco) do espólio de António Sérgio e do acervo de Ana Cristina Ferrão. É uma edição limitada a 500 exemplares.
Contém vários depoimentos por parte de familiares, amigos, músicos, admiradores e colegas. Como vem explicado numa nota do livro, por decisão editorial, os textos publicados foram mantidos na sua íntegra, respeitando os seus autores.
Há depoimentos mais emocionados que outros, mas todos prestam a devida homenagem profissional ao mais influente divulgador musical da Rádio em Portugal nas três décadas anteriores ao seu desaparecimento. Principalmente vindos dos seus pares.
Destaque para os depoimentos de realizadores da sua geração, como por exemplo Ricardo Saló e Aníbal Cabrita. E de radialistas das gerações seguintes, como por exemplo Pedro Costa, António Freitas, Nuno Calado e Tiago Castro.
















FOTO: Rui Vasco

UIVO – o documentário

Tem 91 minutos. Segue a ordem cronológica do percurso de vida de António Sérgio desde o seu nascimento em Angola, passando pelo percurso profissional – a partir da Rádio Renascença até à RADAR – chegando à data de morte.
De louvar o trabalho do realizador Eduardo Morais que, com meios bastante escassos, conseguiu fazer um retrato fiel sobre a importância de António Sérgio na Rádio portuguesa e na cena musical emergente das franjas. O filme foi feito num curto espaço de tempo e teve de ser ultimado sem todas as autorizações de utilização de direitos de autor que necessitou. Talvez por isso tenha um aspecto geral algo escolar, vivendo sobretudo de depoimentos pessoais, ilustrados com alguns sons de arquivo dos programas que António Sérgio realizou.
Tem o mérito inigualável de ser, pelo menos até agora, o único documentário sobre uma figura da Rádio portuguesa.
Tal como no livro supra citado, colegas de profissão, familiares, amigos e músicos falam do Mestre.
O jornalista Jorge Mourinha demonstra com lucidez como as playlists dilaceram a Rádio actualmente, prejudicando tudo e todos, principalmente os que à partida deviam beneficiar: os próprios músicos!
De salientar os depoimentos muito incisivos de Ricardo Saló sobre o lado talvez menos publicamente realçado, acerca do que António Sérgio deu a conhecer para além do Rock alternativo e de Miguel Quintão sobre várias incongruências que acontecem na Rádio nos dias de hoje em Portugal.
O livro vem acompanhado do DVD do documentário, que no menu inclui algumas entrevistas áudio feitas ao autor do «Som da Frente».
De estranhar no livro, e também no filme, a ausência dos depoimentos de várias pessoas, como Miguel Esteves Cardoso, ou Rui Morrison, contemporâneos de Sérgio nos tempos áureos do FM-Estéreo da Rádio Comercial, assim como Adelino Gonçalves e Luís Montez. Ou ainda de Pedro Ribeiro, já director da Rádio Comercial em Setembro de 2007, quando António Sérgio foi afastado da estação.
Uma palavra para o fã Jon Marx, autor do blogue «Lista Rebelde», presente no filme, na apresentação pública do livro e do documentário.
Há os familiares, os amigos, os músicos, os ouvintes, os admiradores e os fãs. Jon Marx é o paradigma do fã. Coleccionador documentado, informado e dedicado. Tem publicado com regularidade na Internet emissões antigas de António Sérgio.

Ver aqui / Ouvir aqui

O documentário inicia a partir de agora uma digressão nacional com exibição em 19 cidades:

06 Nov: BARCELOS – Teatro Gil Vicente
07 Nov: SANTO TIRSO – Carpediembar
08 Nov: COIMBRA – Salão Brazil
10 Nov: PORTALEGRE – CAE
11 Nov: CASTELO BRANCO – Cine-Teatro Avenida
12 Nov: GUARDA – Teatro Municipal da Guarda;
13 Nov: BRAGANÇA – História e Arte
15 Nov: VISEU – Venha a Nós a Boa Morte
19 Nov: PORTO – Passos Manuel
20 Nov: BRAGA – Cineclube Aurélio da Paz dos Reis
21 Nov: BARREIRO – Baía do Tejo
22 Nov: RIO MAIOR – Maiorais
26 Nov: LEIRIA – Teatro Miguel Franco
27 Nov: AVEIRO – Associação Cultural Mercado Negro
28 Nov: VALE DE CAMBRA – Associação Vale de Pandora
29 Nov: CALDAS DA RAINHA – Centro da Juventude
06 Dez: SETÚBAL – Casa da Cultura
12 Dez: BEJA – Espaço Os Infantes - LdE
13 Dez: LOULÉ – Bafo de Baco
20 Dez: ÉVORA – Sociedade Harmonia Eborense













António Sérgio na Rádio Crítica entre 2005 e 2007:

4 de Abril de 2005
A Voz do Lobo

10 de Abril de 2006
António Sérgio na Rádio Comercial 

21 de Setembro de 2007
Coisas do Verão 2007

20 de Novembro de 2007
Viriato 25

4 de Dezembro de 2007
O Lobo que ruge

7 de Dezembro de 2007
O que ELE diz



<< Home